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Este é um blog que pretende divulgar (em Português), não só o meu fascínio pelo mundo automóvel, mas também (sempre que possível) as mais recentes notícias/novidades relacionadas com a indústria automóvel...
Além deste espaço, também os endereços www.youtube.com/ImprezaWRC99 (vídeos) e http://s789.photobucket.com/home/Ruizinh/allalbums (fotografias) são da minha autoria.
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terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Uma aventura... (parte I)

Para quem gosta do mundo automóvel, toda a experiência de conduzir é especial. A primeira vez que sentamos no lugar do condutor marca-nos assim como o primeiro carro que conduzimos no dia-a-dia.
É com base nesta envolvência que me iniciei num “projecto” cujo principal objectivo é “reanimar” e recolocar em condições de utilização aquele que foi o primeiro carro que conduzi regularmente, o Alfa Romeo 33 1.3S.



Este “projecto” nasce com base na necessidade de não deixar esquecer aquele que foi “o meu primeiro” carro. Assim, esta necessidade aliada ao facto de pretender seguir uma carreira profissional com base em mecânica automóvel e também á situação de não ter um automóvel para um uso regularizado, levou-me numa “aventura” de descoberta até onde é possível aplicar os meus conhecimentos (básicos) de mecânica. (Uma nota também para o facto de todo este “projecto” ser realizado somente por mim.)
Sobre o automóvel em questão há a referir que é um Alfa Romeo modelo 33 serie II, tendo sido adquirido (novo) a 18 de Abril de 1989. Este é propulsionado por um motor boxer (4 cilindros opostos) com a capacidade de 1351cc, alimentado por 2 carburadores de duplo corpo, produzindo o máximo de 86cvs ás 5800rpm. A caixa de velocidades é de 5 velocidades e a transmissão é feita ás rodas dianteiras. A sua carroçaria possui 5 portas e está pintada de cor preta.
Antes de começar a descrever o trabalho que já foi realizado, referência a alguns aspectos que devem ser realçados.
Referência ao motivo pelo o qual o automóvel se encontra abandonado: após deixar de trabalhar com a totalidade dos 4 cilindros, o proprietário (o meu pai) decidiu adquirir um automóvel substituto (Volkswagen Polo 1.2) visto não ser monetariamente viável a reparação do Alfa Romeo. Deste modo foi efectuada a anulação do registo (foi feita a “baixa” da matrícula) de modo a que não houvesse mais despesas, tendo o mesmo ficado imobilizado (não devido á anulação do registo mas sim devido ao facto do motor não estar a funcionar correctamente) sem possibilidade de se mover pelos próprios meios.
Aquando dessa paragem, o veículo inicialmente ficou imobilizado num sítio aonde a sua protecção era mínima, tendo somente apenas uma rede a servir de cobertura. Depois foi recolocado ao relento já que o anterior sítio era necessário, encontrando-se assim actualmente sem qualquer tipo de protecção. Desta exposição aos factores ambientais adversos (sol, chuva, humidade, etc), já é possível denotar alguns pontos de ferrugem, além de todo o automóvel se encontrar sujo. Referir também que a bateria e os elementos que funcionavam directamente a partir desta, mais nomeadamente o auto rádio e o sistema de limpa pará-brisas (motor e respectivos braços), foram retirados.
Requisito mínimo para uma possível recuperação: atendendo ao facto que este automóvel se encontra parado desde das primeiras semanas de 2007 e tomando em atenção o motivo para tal (o incorrecto funcionamento dos 4 cilindros), este “projecto” só avançará se for possível colocar o motor em funcionamento. Se tal não acontecer, ponderei a hipótese de suspender ou abandonar uma possível recuperação já que não disponho das condições necessárias (quer monetárias, quer de ordem de conhecimento prévio de mecânica) para recolocar este automóvel em condições de utilização.
Neste blog irá ser descrito todas as intervenções. Assim, este artigo (intitulado “Uma aventura...”) contará com várias partes para fornecer a informação do que já foi realizado.
Porém, não será só neste blog que se poderá acompanhar este “projecto”, encontrando-se no forúm Alfa Romeo Team um tópico sobre o desenrolar das intervenções neste automóvel.
Para partilhar este “projecto”, a primeira iniciativa foi a elaboração de uma série de fotografias que retratassem o actual estado do veículo (fotografias essas que podem ser encontradas em www.photobucket.com/Ruizinh). Aqui ficam algumas delas:

De seguida fica registado o que já foi realizado.
Aquando da remoção do motor e dos braços do sistema de limpa pará-brisas, o respectivo suporte quebrou-se tendo sido deixado fora do sítio a que era destinado:

Assim, visto não haver uma união entre o capot e o pará-brisas, os elementos naturais adversos (como é o caso da água da chuva e folhagem) foram-se infiltrando para o compartimento do motor. Daqui resultou a criação de várias áreas com ferrugem (de maior dimensão no sítio da bateria) além de uma enorme quantidade de lixo:

Para minimizar esses danos, procedi á recolocação desse mesmo suporte. Apesar de não se encontrar nas devidas condições (nem devidamente seguro), a sua recolocação permitiu criar uma união entre capot e pará-brisas que, mesmo deficitária, permite uma menor infiltração dos elementos naturais.
O passo seguinte foi uma ligeira limpeza ao compartimento do motor. Atendendo que esse espaço estava bastante preenchido com folhagem e tendo em conta que não possuo um sistema eficaz para remover esse mesmo lixo (um exemplo desse sistema seria um compressor de ar), houve a necessidade de remover alguns componentes afectos ao funcionamento do motor.
Fica aqui registado algumas fotografias que retratam a quantidade de folhas e lixo que se acumulou no compartimento do motor, mais nomeadamente entre o radiador e o sistema de ar:


Assim, o primeiro elemento a ser removido foi o tubo superior que liga o termostato á entrada superior do radiador. Esta remoção iniciou-se com o desaperto (e respectiva remoção) da braçadeira de fixação na entrada do radiador.
Visto o natural desgaste a que esteve sujeita, a braçadeira encontra-se com bastante ferrugem.


Porém, não foi efectuada qualquer limpeza já que a prioridade é colocar o motor em funcionamento (caso seja possível) e só a partir desse ponto é que será feita a limpeza/substituição das peças que não se encontram em condições.
De seguida, foi utilizada uma escova para limpar o bocal de entrada do tubo no radiador.


De salientar que, aquando desta remoção, denotou-se que a água que o sistema de refrigeração possui se encontra com bastante ferrugem visto poder-se encontrar grandes quantidades deste material no interior, quer do tubo, quer do bocal de entrada.


Utilizando uma tampa de garrafão (em plástico), colocou-se esta no bocal de entrada do radiador, fixando-a ao mesmo por intermédio de fita-cola.
O mesmo foi efectuado para a entrada do tubo.


Esta acção tem como principal objectivo vedar o máximo possível as entradas do bocal do radiador e do tubo a elementos como poeira, água, folhas, etc.
De seguida foi retirada a braçadeira que segura o tubo á saída do alojamento do termostato. Esta braçadeira, apesar de se encontrar com alguma ferrugem também, demonstrava um menor desgaste podendo-se explicar esse factor com uma posição mais resguardada no compartimento de motor.


Após a retirada do tubo procedeu-se ao respectivo vedamento utilizando a mesma técnica anteriormente descrita.


Aquando desta operação, foi possível observar que todo o interior da saída do termostato se encontrava com bastante ferrugem, ferrugem essa que se encontrava misturada com água formando uma espécie de “pasta”.


Relativamente ao vedamento do bocal de saída do termostato, aplicou-se a mesma solução encontrada no bocal do radiador: após a passagem com a escova, fixou-se uma tampa através de fita-cola e fio.


Ao efectuar a remoção deste tubo, o acesso á área a limpar ficou mais simples. Porém, só com a remoção da ventoinha eléctrica do radiador era possível um acesso óptimo a essa área.
Para realizar essa acção era necessário retirar os parafusos de fixação da ventoinha ao radiador. Relativamente ao parafuso do lado direito este não apresentava problemas no seu acesso.
Quanto ao parafuso do lado esquerdo, a sua remoção implicou que fosse retirado também o sistema de ar (mais nomeadamente o alojamento do filtro de ar).
Para isso, foi necessário retirar as braçadeiras que seguram e vedam o alojamento do filtro do ar ao sistema de admissão. Estas braçadeiras encontram-se (no geral) boas, mas denota-se algumas zonas com ferrugem. As borrachas com que as braçadeiras se fazem acompanhar encontram-se intactas e limpas, pelo que se pode concluir que se encontram em boas condições.


Depois de estar solto, o alojamento do filtro do ar foi removido.


A fim de evitar a entrada de elementos prejudiciais para o sistema de admissão, com um pedaço de cartão vedou-se a entrada deste. A fixação foi efectuada com fita-cola após um (ligeira) limpeza com uma escova.


Visto o acesso aos parafusos de fixação estar agora desimpedido, foi possível a remoção da ventoinha do radiador.
De referir que os parafusos não apresentaram grandes problemas ao serem retirados (oferecendo apenas alguma resistência mas devido á falta de lubrificação).


Atendendo a que não foi possível a total e eficaz limpeza do compartimento do motor (devido, sobretudo, á falta de um compressor de ar), optou-se por efectuar uma limpeza que permitisse a remoção de lixo das zonas mais importantes do funcionamento do motor (correias, elementos móveis, etc). Deste modo, as principais zonas do motor encontram-se agora com menos lixo e folhagem.
Assim, apesar de ainda se encontrar com algum lixo, o motor já não se encontra sujo com elementos que possam obstruir o correcto funcionamento deste.
Na próxima intervenção serão recolocados os elementos que se encontram retirados, mais nomeadamente a ventoinha, o sistema de ar (alojamento do filtro de ar) e tubo que liga o termostato ao radiador.
Hipótese na próxima intervenção será também a instalação de uma bateria para fornecer energia ao sistema eléctrico. A partir deste ponto é que se irá proceder á avaliação da continuidade deste “projecto”.

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