Sejam bem-vindos ao rz! autoblog.
Este é um blog que pretende divulgar (em Português), não só o meu fascínio pelo mundo automóvel, mas também (sempre que possível) as mais recentes notícias/novidades relacionadas com a indústria automóvel...
Além deste espaço, também os endereços www.youtube.com/ImprezaWRC99 (vídeos) e http://s789.photobucket.com/home/Ruizinh/allalbums (fotografias) são da minha autoria.
Espero que gostem e aproveitem (e que me ajudem a completar este blog). Desde já o meu obrigado...

sexta-feira, 27 de março de 2009

Vodafone Rally de Portugal 2009 (Antevisão)

É já nos próximos dias 2, 3, 4 e 5 de Abril que se irá realizar a 43ª edição do Rally de Portugal. Esta é uma prova de expoente máximo da modalidade pois, ao ser pontuável para o mundial de rallys, significa que vai ter os carros mais evoluídos e os melhores pilotos disponíveis nesta disciplina.
Com organização do Automóvel Clube de Portugal (ACP), e repetindo o que se passou em anos transactos, a prova Portuguesa terá na região do Algarve a base para a realização deste evento. Assim será ao lado do estádio do Algarve (no complexo do Parque das Cidades), localizado a meio caminho entre Loulé e Faro, que se pode encontrar o centro nevrálgico do rally.
A edição 2009 do Rally de Portugal vai ser pontuável para, nada mais nada menos, 4 tipos de campeonato: campeonato mundial de rallys (WRC), campeonato mundial de rallys para carros de produção (PWRC), campeonato mundial de rallys para pilotos juniores (JWRC) e campeonato Português de rallys. Além destes, deve-se destacar o troféu Fiesta Sporting e o troféu Pirelli Star Driver.
Com tantos campeonatos para que a prova é pontuável, não será de estranhar que a lista de inscritos para a partida do rally seja de 75 pilotos. Este é um número record de participantes em provas que contam para o mundial de rallys esta época, tendo em conta que as primeiras provas do WRC contaram com cerca de 30~35 pilotos.
Desta lista de inscritos, o natural destaque vai para as duas únicas equipas oficiais presentes no WRC. Estas terão como principais protagonistas Sébastien Loeb e Dani Sordo, representando a Citröen Total WRT, e Mikko Hirvonen e Jari-Matti Latvala, representado a BP Ford Abu Dhabi WRT.
Porém não é só das equipas oficiais que se faz a prova Portuguesa. Além das equipas “secundárias” que as marcas fazem representar oficialmente, mais nomeadamente Citröen Junior Team e Stobart VK M-Sport entre outras, existem outros pilotos que poderão fazer bons resultados.
Após o abandono da Subaru WRT, Petter Solberg criou a a sua própria equipa de rally e, pelos indicadores que apresentou nas duas últimas provas do mundial (Noruega e Chipre), poderá alcançar um lugar de topo nesta vinda ao território nacional. De salientar que o carro que Petter Solberg conduz é um Citröen Xsara WRC do ano 2006, sendo bastante louvável o piloto Norueguês conseguir acompanhar (dentro do tecnicamente possível) o andamento dos pilotos das equipas oficiais.
Outro regresso será o de Marcus Grönholm. O ex duas vezes campeão mundial concordou em disputar a prova Portuguesa para tentar acompanhar o ritmo dos pilotos oficiais e fazer bons resultados. Para isso vai contar com um Impreza WRC 2008. Este será também um regresso aguardado pois, pela primeira vez desde que abandonou o mundial de rallys (na categoria principal), a Prodrive, preparadora oficial da Subaru para o WRC, vai fazer alinhar um carro preparado por si. Este Impreza vai representar as cores do Turismo de Portugal e do ACP visto que são estas as entidades responsáveis pela inscrição de Marcus Grönholm e do seu carro.
Quanto ao panorama nos outros campeonatos, deve-se fazer referência aos pilotos Portugueses que irão competir por um lugar no topo do PWRC.
Armindo Araújo vai tentar levar o seu Mitsubishi Lancer Evolution IX a um bom resultado e tentar confirmar a sua superioridade face á concorrência, tal como aconteceu no último rally do Chipre. Bernardo Sousa (Fiat Abarth Grande Punto S2000), Bruno Magalhães (Peugeot 207 S2000) e Ricardo Moura (Mitsubishi Lancer Evolution IX) também farão tudo o que estiver ao seu alcance para tentar deter Patrik Sandell e outros pilotos candidatos á vitória.
Relativamente ao evento em si, a edição 2009 do Rally de Portugal vai ser similar á edição do ano 2007 e 2008, havendo algumas alterações de troços e outros troços novos. De salientar que o parque de assistência das equipas e respectivos pilotos situa-se ao largo do estádio da Algarve (a meio caminho entre Loulé e Faro).
Analisando o programa do rally, verifica-se que o primeiro dia (2 de Abril) será constituído essencialmente por dois eventos principais. No início do dia os pilotos irão sair do parque de assistência para a zona de Vale Judeu, onde se irá realizar a shakedown. Com uma extensão de 5,03Km, esta terá como principal objectivo testar as afinações dos carros dos pilotos para as estradas em que a prova se vai realizar, podendo-se referir que esta será o primeiro contacto entre o público e os concorrentes. No final da tarde, a super especial dentro do estádio do Algarve vai dar inicio ao rally “a valer” pois é somente a partir deste troço que os tempos cronometrados realizados pelos pilotos irão estabelecer os lugares na classificação.
Esta super especial do estádio do Algarve será um circuito em alcatrão construído dentro (e ao redor) do estádio de futebol. Face a 2007, as duas principais alterações que esta secção da prova vai ter será o alargamento das faixas de rodagem em cerca de 40 cm e a altura que a ponte vai apresentar ser mais baixa, reduzindo assim o efeito de “mergulho brusco” que os carros sofriam aquando da saída desta, mantendo-se á mesma os 2,03Km de extensão. Visto que a super especial caracteriza-se por opôr dois concorrentes em simultâneo, pode-se prever um bom espectáculo automobilístico e de grande qualidade.
Relativamente ao segundo dia de prova (3 de Abril), pode-se referir que vai haver 3 troços cronometrados que se irão realizar duas vezes. De manhã, os pilotos irão disputar o melhor tempo nas especiais de Ourique (23,42Km), Silves (21,54Km) e Malhão (22,04Km). Após passagem pelo parque de assistência, a prova continua á tarde com as segundas passagens pelos troços já atrás referidos.
No terceiro dia do rally (4 de Abril) serão mais 3 troços cronometrados, sendo percorridos duas vezes. Assim, Santa-Clara (22,61Km), Almodôvar (27,18Km) e Vascão (22,80Km) serão percorridos da parte da manhã. Após nova passagem pelo parque de assistência, os concorrentes irão voltar a estes três troços á tarde.
Quanto ao último dia de prova (5 de Abril), haverá mais 3 troços para serem disputados. No início do dia, os pilotos irão percorrer uma primeira vez os troços de Loulé (22,65Km) e São Brás de Alportel (16,23Km). Após breve passagem pelo parque de assistência, os concorrentes vão regressar a estes dois troços para os percorrerem uma última vez, sendo todo este processo efectuado no período da manhã. Com início marcado para as 14 horas, será realizada a super especial do estádio do Algarve, o troço responsável pelo fecho da edição 2009 do Rally de Portugal.
Dando seguimento ao que se tem passado nos últimos anos e tendo em conta que o Rally de Portugal sempre foi conhecido pelo comportamento do público, o ACP irá definir Z. E. (zonas espectáculo) para que as pessoas possam assistir ás passagens dos concorrentes em segurança e comodidade. Deste modo, é garantido que se possa fornecer um óptimo espectáculo de desporto com todas as condições de segurança possíveis, quer para pilotos, quer para espectadores.
De destacar o esforço da entidade promotora (ACP) em tentar reduzir ao mínimo o impacto ambiental que esta prova irá trazer, seleccionando classificativas que não causem muito incómodos á zona envolvente em que se disputam. Além disso, questões como fitas delimitativas mais ecológicas e caixotes do lixo nas Z. E., contribuem para um menor prejuízo ambiental.
Mas o Rally de Portugal pretende ser essencialmente uma festa. Para comprovar essa intenção, vai haver um conjunto de infraestruturas lúdicas situadas no Parque das Cidades. Um bom exemplo é a criação de um fun park, permitindo assim que as famílias se possam divertir enquanto assistem ao desenrolar da prova. Além disso, não irão faltar as normais tendas de alimentação entre outras.
Porém esta festa é sobretudo uma festa automobilística. A existência de uma rally village com a possibilidade de se poder assistir ao trabalhar dos mecânicos nos automóveis, exposições com automóveis que fizeram história nesta modalidade, “desfile” desses mesmos automóveis com os seus pilotos (alguns campeões) antes da super especial ou então as tendas de merchandising e de marcas associadas ao evento provam este espírito de celebração do mundial de rallys. Um dos pontos altos dessa festa será a cerimónia do pódio em que será consagrado o vencedor da prova (após a super especial de Domingo á tarde).
Assim estão reunidos todos os ingredientes necessários á realização de mais um Rally de Portugal. Espera-se que esta edição seja marcada pela competitividade entre pilotos, bem como que seja uma grande festa de celebração para todos os adeptos desta modalidade.
Referência ainda ao site oficial do Rally de Portugal 2009: http://www.rallydeportugal.pt/ Aqui pode-se encontrar todas as informações disponíveis e oficiais acerca da prova Portuguesa, assim como outro material como é o caso do guia do espectador, guia esse que contém as indicações (entre outras informações) das Z. E. dos troços.

Dê a sua opinião. Comente esta mensagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário