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sexta-feira, 27 de março de 2009

Turismo de Portugal-ACP Impreza WRC 2008


A poucos dias do início da edição 2009 do Vodafone Rally de Portugal, fica aqui a apresentação do carro que vai representar o (Instituto do) Turismo de Portugal e Automóvel Clube de Portugal na prova. A participação deste WRC (World Rally Car) foi conseguida graças ao acordo estabelecido entre estas duas entidades e a Prodrive. Recorde-se que a preparadora Britânica, a par da Subaru Tecnica Internacional, formava a SWRT (Subaru World Rally Team), sendo que esta formação abandonou o campeonato mundial de rallys esta época.
Face ao Subaru Impreza WRC 2008 que a marca fazia alinhar oficialmente, a principal diferença entre o antigo carro e este carro que será conduzido em exclusivo para a prova Portuguesa (por Marcus Grönholm) é a substituição da marca do sistema de amortecimento (passou a haver amortecedores Öhlins em vez de Bos).
De salientar que este modelo do ano 2008 apresenta grandes diferenças face ao último modelo oficial que disputou o Rally de Portugal. Esse modelo foi o Impreza WRC 2007, um carro que apresentava uma carroçaria de 4 portas. Deste modo, tendo em conta que não existe registos de tempos ou afinações para esta nova configuração de 5 portas que o modelo do ano 2008 apresenta, será mais difícil aos técnicos que prestam assistência aos Impreza estabelecerem o conjunto de afinações ideal para as características dos troços. Porém, Marcus Grönholm e Mads Otsberg estiveram esta semana dois dias em Espanha a testar diferentes opções de afinamento dos seus WRC, após um primeiro dia de testes em Gales (Inglaterra).
Aqui ficam as especificações do modelo inscrito para a prova nacional:

MOTOR:
-Cilindrada: 1994cc;
-Número de cilindros: 4;
-Disposição: em H (cilindros horizontalmente opostos);
-Número de válvulas por cilindro: 2 de admissão, 2 de escape (num total de 16);
-Sistema de admissão: turbo-compressor IHI (com regulador de 34 mm obrigatório por regulamento) com sistema anti atraso de resposta do turbo (próprio da) Subaru + intercooler;
-Sistema de escape: Inconnel com sistema anti atraso de resposta do turbo (próprio da) Subaru e equipado com conversor de catalizadores;
-Diâmetro dos cilindros: 92,0mm;
-Curso dos pistões: 75.0mm;
-Gestão do motor: sistema electrónico programável de gestão de motor (próprio da) Subaru;
-Velas de ignição: Denso;
-Poder máximo atingido: 300cv ás 5500rpm;
-Binário máximo atingido: 650Nm ás 3000rpm;

SISTEMA DE TRANSMISSÃO:
-Disposição da transmissão: transmissão efectuada a todas a rodas através do Subaru symmetrical all wheel drive;
-Caixa de velocidades: 6 velocidades comandadas electro-mecanicamente;
-Diferencial dianteiro: mecânico;
-Diferencial central: electro-mecânico;
-Diferencial traseiro: mecânico;

SISTEMA DE ROLAMENTO:
-Disposição da suspensão dianteira: estrutura em forma de MacPherson;
-Disposição de suspensão traseira: estrutura em forma de MacPherson;
-Amortecedores: conjunto Öhlins com possibilidade de ajuste em todos os componentes;
-Travões dianteiros: discos ventilados com 310mm de diâmetro e maxilas de 6 pistões (conjunto AP Racing);
-Travões traseiros: discos ventilados com 310mm de diâmetro e maxilas de 6 pistões (conjunto AP Racing);
-Direcção: assistida, composta por pinhão e cremalheira;
-Jantes: 15 polegadas;
-Pneus: Pirelli;

DIMENSÕES:
-Comprimento: 4415mm;
-Largura: 1800mm;
-Altura: 1475mm;
-Distância entre eixos: 2635mm;
-Peso: 1230Kg (mínimo obrigatório por regulamento);

SISTEMA DE COMUNICAÇÕES:
-Sistema de dados: sistema integrado eléctrico de controle do motor, transmissão e registo de dados;
-Disposição de dados no habitáculo: monitor LCD (com 8 selecções de dados possíveis);
-Equipamento rádio: Kenwood;

A participação deste modelo preparado com base no Impreza oficial do ano transacto, fez regressar a Prodrive á elaboração de mais um Subaru WRC para esta época. O carro da ADAPTA Team, também foi elaborado com base num dos Imprezas oficiais que disputavam o mundial o ano passado. Assim, a Prodrive irá retomar a participação no mundial de rallys, sendo (por enquanto) somente um exclusivo da prova Portuguesa.
Este era um regresso aguardado pelo público de duas maneiras diferentes: alguns espectadores esperavam pelo regresso de (mais) um Impreza WRC pois são adeptos da Subaru que ficaram decepcionados pelo anúncio da desistência da SWRT, aproximando-se este regresso de uma “compensação” por parte daqueles que pretendiam ver os Impreza oficiais. Para outra parte do público este é um bom regresso porque este carro vai ser conduzido por um piloto que foi 2 vezes campeão mundial e que tem participado na prova Portuguesa nos últimos anos, esperando assim que Marcus Grönholm consiga fazer frente aos pilotos das equipas oficiais e que dê mais competitividade á luta pelo pódio. De qualquer forma, uma maioria dos adeptos espera que este Turismo de Portugal/ACP Impreza WRC 2008 tenha possibilidades de efectuar bons tempos nos troços da prova e que dê, sobretudo, um grande nível de espectacularidade.
Quanto á estética visual do modelo, pode-se referir que a cor branca domina, encontrando como contraste a faixa (azul) do Turismo de Portugal, mantendo-se as jantes de cor dourada características do modelo nipónico. Comparativamente aos outros Impreza WRC, verifica-se a ausência da entrada de ar no início do tejadilho (cujo principal objectivo era a circulação de ar no habitáculo). A fotografia colocada nesta mensagem é a primeira foto oficial disponível do modelo “personalizado” para disputar as classificativas Algarvias.

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